sábado, 26 de junho de 2010

Mais informações sobre Portugal!!!!

Portugal
*Capital: Lisboa
*Nacionalidade: portuguesa
*Idioma: português
*Religião: cristianismo
*Composição étnica:
-Portugueses (99,5%)
-Africanos (0,5%)
*Governo: republica,governada por um presidente e primeiro ministro.
*Área: 91.985km quadrado
*Moeda: euro
*É integrante da união européia.
*Hora local=mais três horas em relação ao Brasil.
*As principais cidades=Porto; Sintra; Vila Nova de Gaia; Coimbra; Evora; Faro; Bragança Setubal.
*Ilhas de açoares (Açorianos e Ilha da Madeira).
*População:+ou- 11milhoes de habitantes.

Sobre a Copa

*Participações em copas: 4
(1986, 1996, 2002, 2006)
*Melhor colocação em 1996
*Terceiro lugar em 1996
*Classificação no ranking da FIFA: jogos contra o Brasil.
18 jogos (4 vitórias, 2 empates e 12 derrotas).
*Técnico: Carlos Queiroz
*Destaque: Cristiano Ronaldo.

curiosidades de portugal

portugal!!!

Música
O Fado é a principal música popular de Portugal. A música e as danças folclóricas contudo, também continuam a ser as formas fundamentais de expressão musical do país.A palavra fado significa fatalidade em português, contudo, dada a triste natureza da música, achamos que a palavra lamento faz mais sentido. O fado é o orgulho e regozijo de Portugal e é, igualmente, o maior tesouro musical do país.


Língua
A língua portuguesa é uma das línguas românticas. Tal como todas as línguas do mesmo grupo, o português é um descendente directo do Latim, o Latim indígena dos soldados e colonos romanos e não o Latim clássico dos cidadãos cultos de Roma. Desenvolveu-se na antiga Gallaeci (actualmente Galícia, no noroeste de Espanha) e no Norte de Portugal, chegando até ao Portugal de hoje.

Cultura
A cultura portuguesa é baseada num passado que remonta aos tempos pré-históricos das invasões dos Romanos e Mouros. Todos eles deixaram as suas marcas, deixando uma rica herança de ruínas arqueológicas, tais como o Templo de Diana em Évora, e a típica arquitectura moura de cidades do Sul, como Olhão e Tavira.

Danças Tradicionais
Cada região tem o seu próprio estilo de dança e músicas e grande parte delas tem um ritmo mais lento que as de Espanha.Alguns dos melhores exemplos de danças regionais são o vira, o chula, o corridinho, a tirana e o fandango reflectindo, muitos deles, as tradições do casamento e da corte de cada região.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Gincana!!

Oi pessoal!!!
Vocês estão de parabéns pelas apresentações, a gincana está muito legal!
Continuem se empenhando.

Teatro em sala de aula!!

Turma da pro Solange.







Turma 853 aproveitando o sol para treinar

Vamos lá pessoal, muita força para vocês!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Turma 932

Em nossas pesquisas descobrimos que...
A Holanda fica no Continente Europeu.
O sistema de governo é Monarquia Constitucional. O governo é formado pela Rainha e pelos Ministros.
Seus limites são: ao sul com a Bélgica, ao norte e oeste com o Mar do Norte e a leste com a Alemanha.
O povo holandês é muito simpático e agradável.
O principal ingrediente das refeições holandesas é a batata, geralmente acompanhada por carne e vegetais cozidos. Não utilizam temperos picantes. Consomem muitos laticínios, o que, de acordo com alguns cientistas, contribui para a elevada média de altura dos holandeses.
A Holanda é conhecida como o "País das bicicletas". A bicicleta é praticamente o meio de transporte nacional.
O esporte é parte importante da vida dos holandeses. O esporte nacional é o futebol, outro esporte muito praticado é a patinação.
Os campos de flores coloridas, principalmente as tulipas, são uma grande atração turistica.
A língua nacional é o neerlandês, mas quase todos os habitantes sabem falar inglês.
O inglês é obrigatório para todos os alunos a partir de 11 anos e o francês e o alemão se tornam obrigatórios a partir dos 14 anos.
Moeda: euro.
Capital: Amsterdam.
Algumas palavras em holandês:
Obridado - Bedankt
Como está? - Hoe gaat ie?
Até logo - Tot ziens
Por favor - Alstublieft
A cor laranja é simbolo do nacionalismo, inclusive é a cor da camiseta da seleção de futebol.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Turma 862 atualizando seus conhecimentos em Copa do Mundo 2010

Olha a concentração!!!


Turma 864 é unida e está representando a Coréia do Norte.

Vamos lá pessoal, e o grito de guerra????

Turma 861 é maior, mas são tímidos, não quiseram aparecer.

Corajosos e unidos!!!! Boa sorte!!!!

Turma 852 em plena forma

Agora só faltam as criações de vocês!!!!! Boa sorte!!!!


Ola Galera...
Nos das turmas 941 e 951 estamos a mil com nossas descobertas sobre a Nigéria.
Em breve trarei informações sobre esse país...

É isso ai pessoal, todos juntos nessa missão.

Vegetação natural da França

Entre os principais fatores que condicionam a vida e os tipos das plantas de uma região encontra-se o clima, principalmente pelo papel exercido pelos seus dois principais elementos: a temperatura e a umidade.
A influência da temperatura e da umidade combinadas com a natureza do solo, com o relevo e com a capacidade de retenção ou não da água.
A influência do homem é marcante para a sobrevivência das espécies vegetais em uma região.
A intensa ocupação do solo pelo homem em todo o Estado de São Paulo fez com que pouco restasse da vegetação original, a qual foi substituída pelas áreas de cultivo e pelas pastagens.
Na região de Franca, a situação é idêntica desde o início da ocupação pelo homem. As matas tropicais cobriam as áreas próximas aos rios, onde os solos são mais férteis, o que favorece o desenvolvimento de espécies vegetais, tanto em variedades quanto em quantidade.
Nas áreas mais elevadas da região a vegetação característica era o cerrado, símbolo de um solo ácido. O desmatamento da vegetação original, que foi marcante pelos colonizadores, seja para fins de utilização de madeira para o cultivo ou para pastagem, fez com que pouco restasse desses dois tipos de vegetação outrora dominantes.
Quando olhamos a paisagem notamos que o solo é coberto por plantas dos mais variados tipos e tamanhos.
No município de Franca aparecem duas associações: vegetais típicos de cerrado ou típicos de floresta ou mata.

  1. Cerrado: cobre a maior área ocupando as partes mais elevadas do relevo com solos mais pobres (arenitos). Essa vegetação foi bastante modificada pela ação do homem, através de coleta de madeiras para queimas ou construção de casas, móveis, cercas, dormentes de estradas de ferro, etc.
    Muitos cerrados desapareceram deixando o lugar aos campos cerrados ou aos campos limpos, cobertos com capim barba-de-bode e pequenos arbustos.
    Portanto, a vegetação de campo em Franca é uma associação vegetal secundária, resultante da destruição do cerrado que corresponde à formação primária.
  2. Mata: Em Franca a formação vegetal da mata domina todos os meios-encostas e as partes mais baixas do relevo, principalmente os vales fluviais de solos mais ricos, chegando, às vezes, até os solos pobres do cerrado.
O homem, desde o início da colonização foi derrubando a mata, plantando café e outros produtos agrícolas. Hoje, restam apenas capões de mata nas encostas próximas às nascentes dos cursos d'água.
A vegetação da mata de Franca é classificada como floresta tropical, muito parecida com a floresta do litoral brasileiro, embora algumas árvores sejam diferentes, às vezes com folhas caducas, isto é, que caem durante a estação seca, como é o caso do conhecido Ipê.
Após esta apresentação superficiais dos aspectos gerais referentes ao Município que abriga as micro-bacias que serão estudadas dentro do Projeto "Educação ambiental através da visão integrada de bacia hidrográfica via internet", seguem as informações específicas dos cursos d'água em estudo.

Clima da França

A cidade de França situa-se numa região de planalto, sua altitude atinge 1.040 metros e localiza-se na zona tropical.
O clima de França é tropical de altitude, que se caracteriza pelo inverno seco, a temperatura média mensal atinge 23,5°C (1989), 26°C (1993) e a precipitação pluviométrica do mês mais seco fica em torno de 35mm.
No verão há grande instabilidade, com grandes chuvas concentradas de outubro a março. Os meses de dezembro a fevereiro são responsáveis por cerca de 50% da precipitação anual que é de 1.400 a 1.500 mm. Novembro a Março são os meses mais quentes, com temperaturas médias mensais variando de 18,4°C a 19,3°C, enquanto a média anual das máximas encontram-se em torno de 28°C a 29°C. Os meses mais chuvosos ocorrem de novembro a março e os mais secos ocorrem em junho, julho e agosto.
.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brincando e aprendendo

Olá pessoal, nossos alunos possuem muitas habilidades e com certeza mostrarão isso durante o desenvolvimento desse projeto. Juntos construiremos uma grande rede de aprendizagens.
A turma 932 já iniciou suas pesquisas sobre a Holanda e logo estará postando suas descobertas, aguardem...
Abraços!!! Ligia
Oiiiieee!!!!Tentando ajudar as turmas de 5ª e 6ª séries da manhã, fotografei algumas!!!!! Podem contar comigo. Vou colaborar sempre que for possível. Valeuuuuuuuu!!!! Profª.Elisa

e ai alunos e galera em geral

contem comigo para trocarmos mais experiências, estou hoje dia 16/06 entrando nessa que deverá ser mais uma ferramenta para nos comunicarmos ,meu mail tá ai abraços prof maurício

domingo, 13 de junho de 2010

ALGUMAS CURIOSIDADE DE PORTUGAL!!!

OI GENTE E ESPERO Q GOSTEM DAS NOVIDADES SOBRE PORTUGAL!!!

Copa do Mundo

Cheguei, achei!!! Estou a disposição pra ajudar!
Abraços

quinta-feira, 10 de junho de 2010

SÓ PRA REFORÇAR

É ISSO AI GALERA, VAMOS BOTAR PRA QUEBRAR NESTE NOVO PROJETO,TRABALHANDO EM EQUIPE,CONTEM COMIGO....PROF ARLETE

terça-feira, 8 de junho de 2010

O que faz a tecnologia

Que maravilha ver que estamos não só mais no papel mas virtualmente, nos comunicando e levando para a rede a familia do Nossa senhora, é o maior barato fazer parte de um grupo que como todos os outros que eu conheço, tem seus altos e baixos, mas na hora H estão todos lá, meios certos, meios confusos, naõ sei o que realmente importa são os sentimentos que todos demonstram.
De um jeito ou de outro, nós vamos tocando e os nossos alunos são quem realmente importam.
Agradeço o carinho do convite, fiquem certos que podem contar comigo sempre, ok.
Um beijão à todos, SOL.

Projeto Globo Esporte - Copa do Mundo

JUSTIFICATIVA
A idéia de criarmos murais com motivos da COPA DO MUNDO nasceu da motivação dos alunos ao assistirem o programa GLOBO ESPORTE, do Canal 12, e poderem participar da promoção, que seria a divulgação dos trabalhos e o nome da Escola através de fotos enviadas para o programa onde serão exibidas no a -- ¨globoesporte. globo.com - animais da copa¨ .
Neste momento, pensamos em utilizar uma grande extensão de muro que temos na divisa de terrenos da nossa Escola.
¨Educar é permitir o desenvolvimento de valores¨.
E, a escola tem o papel de formar cidadãos garantindo o espaço necessário à discussão de problemas sociais e ambientais. As crianças e adolescentes também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, na escola e círculos de amigos.
Ao trabalhar as disciplinas em forma de projetos auxiliamos e motivamos o aluno a entender melhor a sociedade em que vivemos e sua própria realidade, quando respeitados seus valores,sua trajetória de vida e sua cultura.
Quando trabalhamos o conhecimento popular, a arte através da pintura (manuseio com tintas e pincéis), a construção de poesias, paródias, canto, caricaturas, etc., proporcionamos aos alunos satisfação e melhora nos níveis da auto-estima e na prática do esporte e lazer a redução do stress e depressão.

OBJETIVO GERAL
Motivados pelo tema COPA DO MUNDO, conhecer outras formas de cultura comparando com a nossa, experiênciando valores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Integração da comunidade escolar, tendo como motivo os jogos da copa trabalhando os valores: respeito, paz, amizade, cooperação, preservação e a cultura de todos os pais.







METODOLOGIA
O desenvolvimento de conteúdos motivados pela COPA DO MUNDO se dará nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ingiês, Religião, Ed. Física, Ed. Artística.
O grupo de alunos que irá trabalhar é da pré-escola até a 8ª série.
Através de : poesias, paródias,contos ; torneios de futsal; história das copas; localização e mapeamento dos locais dos jogos; estudo da cultura de cada povo; idiomas e dialetos; religiosidade,vestimentas e alimentos típicos; construção de tabelas de jogos(simulação);drogas utilizadas pelos atletas como controle da dor, melhor desempenho físico, etc. ,como e quais conseqüências e reações adversas no organismo do atleta; exame anti-dopping(o que é?).

RECURSOS MATERIAIS
Tintas ,pincéis, eva, (mud) (muv),sucatas,fohas de ofício,papel cartaz,fitas adesivas,cola, premiação (sugestões ?).

RECURSOS HUMANOS
Comunidade Escolar: professores, alunos, funcionários, pais, equipe diretiva.

CRONOGRAMA
Primeira semana de junho de 2010 até o final da COPA DO MUNDO até meados de julho de 2010.

AVALIAÇÃO
Será feito o acompanhamento dos trabalhos e produções artísticas dos alunos pelos professores. Os momentos significativos serão registrados por fotografia; realização de um evento com apresentações das obras literárias e produções artísticas.
O número de participantes será o total de alunos da escola envolvidos no projeto.

projeto copa do mundo

Dia 09/06/10 ás 11h. reunião para organizar o projeto.

SÓ PARA INICIAR E NOS ALEGRARMOS

LEMBRANDO QUE JUNTO COM A COPA VEM AS FESTAS JUNINAS VAMOS NOS IDENTIFICAR NESTAS FOTOS????


















quarta-feira, 2 de junho de 2010

Estreando

Olá! Pessoal.
Vamos interagir e fazer de nossa escola um centro de grandes interesses e de trocas significativas.
Vamos iniciar com sugestões para efetuarmos o Projeto a escola na Copa.
Sugiro que façamos um encontro presencial na próxima semana envolvendo todos os professores do CAT e os professores da Área por turno, a fim de organizarmos os trabalhos a serem realizados durante a copa.
Tenho a certeza que este blog será o início para uma escola do futuro.
Abraços, Amélia