sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Deficiência

Pense, reflita, nestas palavras de Mário Quintana. Pois o poeta escrevia com o coração.
DEFICIÊNCIAS


Mario Quintana
escritor gaúcho
1906 -1994

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."
Mario Quintana








terça-feira, 16 de novembro de 2010

Trabalhar com reciclagem









Nestas últimas semanas fiz um trabalho com as turmas 852, 863, ambas trabalharam muito na confecção de brinquedos inspirados nas obras do Artista Ivan Cruz, onde ele retrata nas suas mais de 500 obras brincadeiras de criança dos tempos antigos. Ali ele retrata, desde um jogo de bolitas até um bambolê, todas as brincadeiras de uma geração estão retratadas num colorido muito forte.
Pensando nisto, programei com as duas turmas confeccionar com material reciclado alguns dos brinquedos retratados por Ivan. Tudo foi feito com muito carinho e atenção, após a confecção, os alunos foram até a sala do pré e posteriormente na 1ª série para, levar esta brincadeira aos pequenos, demonstrando uma integração entre as turmas e mostrando como é bom brincar e o quanto a nossa imaginação nos leva a vários lugares sem que temos que sair do chão.
O objetivo maior deste trabalho foi trazer aos alunos o pensamento que a escola deve ser um lugar de prazer, que o ensino e todo o conhecimento que é aqui colocado deve ser visto de maneira a construir um futuro, com bases bem feitas nas vidas destes alunos.
Agradeço a todos os alunos que colaboraram para este dia tão proveitoso e prazeroso em nossas vidas e o bom de tudo isto é que ficou a vontade de fazer novamente, por parte tanto dos alunos das duas turmas, quanto das turmas do pré e da 1ª série, as Professoras Elenita e Luisa Amélia, aprovaram e elogiaram os alunos pelo carinho com o qual realizaram as brincadeiras com os menores.
Um obrigado também para o aluno D. da turma 852, que não pode participar por estar enfermo devido a cirurgia que realizou.