terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto Globo Esporte - Copa do Mundo

JUSTIFICATIVA
A idéia de criarmos murais com motivos da COPA DO MUNDO nasceu da motivação dos alunos ao assistirem o programa GLOBO ESPORTE, do Canal 12, e poderem participar da promoção, que seria a divulgação dos trabalhos e o nome da Escola através de fotos enviadas para o programa onde serão exibidas no a -- ¨globoesporte. globo.com - animais da copa¨ .
Neste momento, pensamos em utilizar uma grande extensão de muro que temos na divisa de terrenos da nossa Escola.
¨Educar é permitir o desenvolvimento de valores¨.
E, a escola tem o papel de formar cidadãos garantindo o espaço necessário à discussão de problemas sociais e ambientais. As crianças e adolescentes também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, na escola e círculos de amigos.
Ao trabalhar as disciplinas em forma de projetos auxiliamos e motivamos o aluno a entender melhor a sociedade em que vivemos e sua própria realidade, quando respeitados seus valores,sua trajetória de vida e sua cultura.
Quando trabalhamos o conhecimento popular, a arte através da pintura (manuseio com tintas e pincéis), a construção de poesias, paródias, canto, caricaturas, etc., proporcionamos aos alunos satisfação e melhora nos níveis da auto-estima e na prática do esporte e lazer a redução do stress e depressão.

OBJETIVO GERAL
Motivados pelo tema COPA DO MUNDO, conhecer outras formas de cultura comparando com a nossa, experiênciando valores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Integração da comunidade escolar, tendo como motivo os jogos da copa trabalhando os valores: respeito, paz, amizade, cooperação, preservação e a cultura de todos os pais.







METODOLOGIA
O desenvolvimento de conteúdos motivados pela COPA DO MUNDO se dará nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ingiês, Religião, Ed. Física, Ed. Artística.
O grupo de alunos que irá trabalhar é da pré-escola até a 8ª série.
Através de : poesias, paródias,contos ; torneios de futsal; história das copas; localização e mapeamento dos locais dos jogos; estudo da cultura de cada povo; idiomas e dialetos; religiosidade,vestimentas e alimentos típicos; construção de tabelas de jogos(simulação);drogas utilizadas pelos atletas como controle da dor, melhor desempenho físico, etc. ,como e quais conseqüências e reações adversas no organismo do atleta; exame anti-dopping(o que é?).

RECURSOS MATERIAIS
Tintas ,pincéis, eva, (mud) (muv),sucatas,fohas de ofício,papel cartaz,fitas adesivas,cola, premiação (sugestões ?).

RECURSOS HUMANOS
Comunidade Escolar: professores, alunos, funcionários, pais, equipe diretiva.

CRONOGRAMA
Primeira semana de junho de 2010 até o final da COPA DO MUNDO até meados de julho de 2010.

AVALIAÇÃO
Será feito o acompanhamento dos trabalhos e produções artísticas dos alunos pelos professores. Os momentos significativos serão registrados por fotografia; realização de um evento com apresentações das obras literárias e produções artísticas.
O número de participantes será o total de alunos da escola envolvidos no projeto.

Um comentário:

  1. Este projeto traz apenas algumas sugestões de atividades com a intenção que todos participem.

    ResponderExcluir