quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vegetação natural da França

Entre os principais fatores que condicionam a vida e os tipos das plantas de uma região encontra-se o clima, principalmente pelo papel exercido pelos seus dois principais elementos: a temperatura e a umidade.
A influência da temperatura e da umidade combinadas com a natureza do solo, com o relevo e com a capacidade de retenção ou não da água.
A influência do homem é marcante para a sobrevivência das espécies vegetais em uma região.
A intensa ocupação do solo pelo homem em todo o Estado de São Paulo fez com que pouco restasse da vegetação original, a qual foi substituída pelas áreas de cultivo e pelas pastagens.
Na região de Franca, a situação é idêntica desde o início da ocupação pelo homem. As matas tropicais cobriam as áreas próximas aos rios, onde os solos são mais férteis, o que favorece o desenvolvimento de espécies vegetais, tanto em variedades quanto em quantidade.
Nas áreas mais elevadas da região a vegetação característica era o cerrado, símbolo de um solo ácido. O desmatamento da vegetação original, que foi marcante pelos colonizadores, seja para fins de utilização de madeira para o cultivo ou para pastagem, fez com que pouco restasse desses dois tipos de vegetação outrora dominantes.
Quando olhamos a paisagem notamos que o solo é coberto por plantas dos mais variados tipos e tamanhos.
No município de Franca aparecem duas associações: vegetais típicos de cerrado ou típicos de floresta ou mata.

  1. Cerrado: cobre a maior área ocupando as partes mais elevadas do relevo com solos mais pobres (arenitos). Essa vegetação foi bastante modificada pela ação do homem, através de coleta de madeiras para queimas ou construção de casas, móveis, cercas, dormentes de estradas de ferro, etc.
    Muitos cerrados desapareceram deixando o lugar aos campos cerrados ou aos campos limpos, cobertos com capim barba-de-bode e pequenos arbustos.
    Portanto, a vegetação de campo em Franca é uma associação vegetal secundária, resultante da destruição do cerrado que corresponde à formação primária.
  2. Mata: Em Franca a formação vegetal da mata domina todos os meios-encostas e as partes mais baixas do relevo, principalmente os vales fluviais de solos mais ricos, chegando, às vezes, até os solos pobres do cerrado.
O homem, desde o início da colonização foi derrubando a mata, plantando café e outros produtos agrícolas. Hoje, restam apenas capões de mata nas encostas próximas às nascentes dos cursos d'água.
A vegetação da mata de Franca é classificada como floresta tropical, muito parecida com a floresta do litoral brasileiro, embora algumas árvores sejam diferentes, às vezes com folhas caducas, isto é, que caem durante a estação seca, como é o caso do conhecido Ipê.
Após esta apresentação superficiais dos aspectos gerais referentes ao Município que abriga as micro-bacias que serão estudadas dentro do Projeto "Educação ambiental através da visão integrada de bacia hidrográfica via internet", seguem as informações específicas dos cursos d'água em estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário